O que é um aminoácido?

2 Ago, 2012

Todos os aminoácidos são formados por azoto, hidrogénio, carbono e oxigénio. Alguns também contêm enxofre. Quando os alimentos são digeridos, as proteínas fragmentam-se em aminoácidos, os quais se combinam de diversas maneiras para formarem as várias espécies de proteínas que entram na composição do tecido muscular humano, dos glóbulos vermelhos e dos outros tecidos do organismo. Os aminoácidos excedentes são posteriormente fragmentados para fornecerem energia.

Alguns aminoácidos podem ser produzidos pelo organismo (principalmente no fígado), se não fizerem parte da dieta alimentar. Há, contudo, oito aminoácidos de que o organismo necessita e que não fabrica. Têm, por isso, de ser obtidos a partir das proteínas da dieta alimentar. Estes aminoácidos, chamados essenciais, são os seguintes: fenilalanina, trionina, triptofano e valina. Segundo entendidos, a arginina e a histidina seriam também incluidas nesta categoria. A alanina, cistina, glicina, serina, tirosina e outros aminoácidos podem ser produzidos pelo organismo.

Uma determinada proteína alimentar não contém necessariamente todos os aminoácidos essenciais. A gelatina, por exemplo, é proteína pura, mas falta-lhe um aminoácido essencial, o triptofano. Para assegurar uma adequada absorção de todos os aminoácidos essenciais, a dieta deverá incluir uma grande variedade de alimentos que forneçam proteína animal, como a carne, o peixe, e aves, os ovos , o leite e o queijo.