O que é o piolho?

28 Jul, 2012

O piolho é um inseto desprovido de asas que se alimenta do sangue dos animais e de seres humanos. Existem duas espécies de piolho parasitas do homem. A espécie mais vulgar subdivide-se em duas raças distintas: uma delas, o piolho do corpo, vive e põe os seus ovos nas baínhas e dobras do vestuário; a outra, o piolha da cabeça, tem dimensões mais reduzidas e vive entre os cabelos e no couro cabeludo, depositando os seus minúsculos ovos (lêndeas) junto à raiz dos cabelos. Outras espécies, como o phtirius inguinalis,vivem nos pelos da área genital e por vezes nas axilas e nas sobrancelhas.

Os piolhos alimentam-se do sangue humano. Picam a pele, injetam uma pequena quantidade de uma substância que impede a coagulação do sangue e sugam até ficarem saciados. Essa substância provoca uma inflamação local e prurido.

A infestação de piolhos é medicamente designada por pediculose.Os piolhos propagam-se mais facilmente em condições de promiscuidade que permitem a sua passagem para outra pessoa e quando, por falta de asseio, não são com frequência expostos à ação da água e do sabão. Algumas lavagens com shampoo especial e o uso de um pente fino, fazem normalmente desaparecer os piolhos e os seus ovos. Não se deve usar inseticidas, uma vez que, na sua maioria, eles têm efeito tóxico quer sobre os insetos, quer sobre as pessoas. Existem à venda nas farmácias diversos preparados eficazes, que devem ser aplicados seguindo rigorosamente as instruções contidas nas embalagens. Se não se conseguir eliminar os piolhos por meio de tratamentos caseiros, é necessário consultar um dermatologista.

O piolho do corpo é transmissor do tifo exantemático. Não se conhece qualquer doença propagada pelo phtirius inguinalis.