O que é o mal dos mergulhadores?

6 Jan, 2013

mergulhadores Mal dos mergulhadores é um distúrbio que se manifesta nos mineiros, mergulhadores ou em outros indivíduos que trabalham sob uma pressão atmosférica muito elevada. Os praticantes de caça submarina e os mergulhadores com escafandro podem sofrer deste mal, quando, após um certo período de permanência na profundidade do mar, regressam rapidamente à superfície.

Esta perturbação surge quando um indivíduo passa bruscamente de uma atmosfera de altas pressões para outras de baixas pressões. Libertam-se bolhas gasosas na corrente sanguínea, que vão bloquear pequenos vasos, produzindo uma embolia gasosa. A vítima apresenta os seguintes sintomas: dores de cabeça, tonturas, vómitos e dores nos membros e na parte superior do abdómen. A embolia gasosa pode provocar a morte.

É possível evitar este perigo usando câmaras de descompressão, nas quais a pressão do ar é reduzida gradualmente até atingir um valor igual ao da pressão atmosférica. O tratamento indicado para a vítima do mal dos mergulhadores consiste em submetê-la a uma rápida recompressão numa câmara especial, seguida de uma descompressão lenta e gradual.

Uma situação semelhante pode surgir nas viagens especiais, neste caso por passagem de uma atmosfera à pressão normal (a da cabine) para o vácuo (o espaço exterior).

Os mergulhadores, devem sempre ter à mão a tabela de descompressão, onde encontra a relação entre o tempo de mergulho e a profundidade.