O que é o fator RH ?

23 Jul, 2012

O fator RH está presente nos góbulos vermelhos do sangue da maior parte das pessoas. Por conseguinte, as pessoas que apresentam este fator são designadas por RH positivo, enquanto aqueles que o não possuem são referidos como RH negativo. A presença do fator RH é uma caraterística genética determinada pela heredietariedade.

Quando uma pessoa RH negativo recebe uma transfusão de sangue RH positivo, formam-se anticorpos no seu soro sanguíneo que tornam perigosa uma nova transfusão de sangue RH positivo.  Por este motivo, deve-se determinar o fator RH antes de proceder a qualquer transfusão.

O fator RH é importante na gravidez. Se uma mulher RH negativo está grávida e se a criança em gestação herdou o fator RH positivo do pai, formar-se-ão anticorpos no sangue da mãe como reação a este fator RH . Em estados de gravidez posteriores, um número crescente de anticorpos se acumulará no sangue da mãe. Consequentemente, os anticorpos RH podem penetrar na circulação sanguínea do feto e destruir os seus glóbulos vermelhos, pelo que a criãnça poderá nascer morta ou afetada por doenças graves, como a eritroblastose fetal. Os cuidados pré-natais tornam-se especialmente importantes no caso das mulheres de RH negativo, sendo necessários certos testes e medidas preventivas.