O que é o esqueleto?

27 Jul, 2012

O esqueleto é a estrutura óssea articulada que serve de apoio aos tecidos moles do organismo. As duas centenas de ossos do esqueleto humano dão ao corpo a sua configuração, formam caixas ou armaduras que protegem os órgãos mais frágeis e compõem um complicado sistema de alavancas que permite os movimentos do corpo.

O esqueleto divide-se em duas partes pricipais: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.

ESQUELETO AXIAL: Consiste no crânio, na coluna vertebral e na caixa torácica. Os ossos do esqueleto axial protegem os órgãos vitais. Assim, o crânio encerra o cérebro e serve de apoio e proteção aos órgãos dos sentidos localizados na cabeça (os olhos, o nariz e os ouvidos). A coluna vertebral é composta por um determinado número de ossos (as vértebras) ligados entre si de modo a formar uma espécie de tubo oco, mais ou menos flexível, que protege a medula espinal. Os doze pares de costelas estão ligados às vértebras e curvam-se na parte anterior, de modo a formar uma espécie de caixa, ou gaiola, que protege os pulmões e o coração.

ESQUELETO APENDICULAR: É constituido pela cintura escapular (ou peitoral), pela cintura pélvica (anca) e pelos ossos dos braços e das pernas. A cintura pélvica protege alguns órgãos internos dos aparelhos urinário e genital; contudo, a sua função principal é o movimento, Na maior parte dos casos, cada músculo está ligado pelas suas extremidades a um osso diferente, de modo que, ao contrair-se, obriga à flexão ou extensão da articulação formada por esses dois ossos. A maioria dos movimentos de uma articulação é efetuada por dois grupos distintos de músculos, que atuam por movimentos opostos. Assim, um dos grupos contrai-se, de forma a fletir a articulação, e o outro, por sua vez, contrai-se para levar a articulação à sua posição original. Um grande número de músculos que movimentam os braços e as pernas, possui uma extremidade ligada a um osso do esqueleto axial. Assim, tanto o esqueleto axial como o apendicular são essenciais para o movimento.