O que é ginecologia?

A ginecologia é um ramo da medicina que trata das doenças das mulheres, particularmente das afeções relacionadas com a reprodução. Muitos ginecologistas são também obstetras, isto é, tratam dos problemas relativos à gravidez e ao parto.

Distúrbios menstruais de vária ordem, desde o atraso no aparecimento da primeira menstruação nas raparigas adolescentes à dismenorreia (menstruação dolorosa) e à menopausa, devem levar a consultar o ginecologista. O desenvolvimento anormal dos órgãos femininos, as doenças infeciosas da vagina e de outros órgãos genitais, os tumores e as perturbações das glândulas sexuais e os problemas de esterilidade são também tratados pelo ginecologista.

EXAME GINECOLÓGICO: As mulheres devem submeter-se periodicamente a um exame ginecológico, para além do exame médico regular feito pelo seu médico assistente. No exame ginecológico, o especialista observa cuidadosamente os órgãos da pelve, assim como os seios, a fim de detetar a existência de qualquer formação maligna ou outra anomalia. Uma consulta e um exame ginecológico são especialmente indicados para as raparigas prestes a casar.