O que é fadiga?

4 Out, 2012

Fadiga é uma sensação de cansaço. Pode ser ligeira ou intensa, neste último caso, pode ser sinónimo de exaustão.

CAUSAS: Normalmente, a fadiga é o resultado de uma atividade excessiva ou prolongada sem descanso suficiente. A falta de horas de sono, uma alimentação deficiente ou qualquer outro hábito prejudicial à saúde podem também provocar uma sensação geral de cansaço.

Contudo, a fadiga crónica pode ter causas mais sérias. É frequentemente produzida por uma tensão emocional. Uma pessoa pode estar tão profundamente perturbada que é incapaz de comer ou dormir regularmente; eventualmente, o grau de fadiga é tão grande que a pessoa pode sofrer de grande cansaço mental. Em tempo de guerra, durante os combates, a tensão pode ser tão intensa que se desenvolve uma psiconeurose ou uma psicose. Esta perturbação é conhecida por «síndroma da fadiga».

Como sinal de alarme, a fadiga pode constituir um dos primeiros sintomas de uma doença, tal como a gripe. A fadiga também existe como sintoma de vasto número de perturbações mais graves, entre os quais se contam a anemia, a diabetes, doenças dos rins, perturbações cardíacas, tumor canceroso, habituação à droga e mau funcionamento das glândulas endócrinas. Uma pessoa que se sinta cansada a maior parte do tempo deve submeter-se a um exame médico, para averiguar se existe uma causa grave para tal situação.