O que é escarlatina

5 Jun, 2012

A escalatina é uma infeção estreptocócica na qual o agente «o estreptococo hemolítico» produz um «veneno» (toxina da escarlatina) responsável por uma erupção cutânea de cor escarlate.

Na sua fase inicial, a escalatina manifesta-se por sintomas como cansaço e irritabilidade. Depois, surgem outros sintomas, como febre (que pode ser pouco elevada), inflamação da garganta e vómitos; simultâneamente, a pele torna-se quente e seca. Cerca de vinte e quatro horas após o aparcimento da febre, manifesta-se a erupção cutânea, constituida por pequeníssimos pontos vermelhos, conferindo à pele o referido tom escarlate. Esta erupção aparece primeiramente nas axilas, no pescoço, no peito, nos braços e nas mãos, propagando-se às pernas e a todo o corpo, com excepção da zona da pele á volta da boca, que permanece pálida (palidez peribucal). A língua apresenta-se inflamada, avermelhada, brilhante e com as papilas salientes (língua em framboesa).

Decorrida cerca de uma semana, verifica-se a descamação da pele, que principia nas áreas onde começou a erupção ou naquelas onde a pele é mais fina, terminando nas zonas onde é mais espressa, como as palmas das mãos e as plantas dos pés.

O aparecimento de novos medicamentos contribuiu para reduzir os perigos da escarlatina e portanto, doença tornou-se menos grave.