O que é eczema?

21 Jul, 2012

Eczema é um estado da pele, caraterizado por uma erupção avermelhada que causa prurido e pequenas pápulas. É  frequente a pele atingida pelo eczema criar crostas e escamas. Tais sintomas podem surgir em qualquer parte do corpo e em qualquer idade, mesmo durante a infância. Como há vários tipos de eczemas, é absolutamente necessário um diagnóstico preciso, acompanhado de um tratamento especializado, feito pelo dermatologista.

O eczema aparece se a pele é excessivamente oleosa ou seca.

Se for repetidamente irritada por ácido ou substâncias alcalinas, a pele fica mais suscetível aos eczemas, o mesmo sucedendo com as infeções provocadas por bactérias ou fungos. O eczema é muitas vezes uma reação alérgica aos pólenes, poeiras ou bolores que se introduzem no organismo pela respiração.

O eczema é particularmente penoso para as crianças, que ficam impacientes e irritáveis. Deve-se tentar saber a causa do eczema, que pode ser, por exemplo, um sabonete de certa marca, um pó de talco, um cobertor de lã ou determinado alimento. Evite-se os possíveis alérgenos (substâncias que podem causar alergia) por um curto espaço de tempo a fim de verificar se o rash (erupção cutãnea) desaparece.