O que é a tireóide?

13 Set, 2012

Tireóide é a designação de uma glândula endócrina localizada na base do pescoço, de ambos os lados da traqueia e abaixo da laringe. A tireóide produz uma hormona, a tiroxina, que regula a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo e influência o ritmo de crescimento e o desenvolvimento dos carateres sexuais. A atividade da glândula tireóidea é, por sua vez, regulada por uma hormona segregada pelo lobo anterior da glândula pituitária (hipófise).

A tireoxina contém iodo e a tireóide não pode produzir esta hormona se a alimentação não fornecer iodo, ainda que em pequenas quantidades. Se a tireoxina for segregada em quantidade excessiva ou insuficiente, surgem graves alterações.

O termo hipotireoidismo refere-se a uma produção insuficiente de tireoxina, enquanto o hipertireoidismo designa uma produção excessiva dessa hormona.

Existem diversos processos para verificar o grau de funcionamento da tireóide. O mais frequentemente realizado consiste numa análise laboratorial que utiliza uma pequena amostra de sangue para determinar o iodo proteico. Outro processo destina-se a avaliar o consumo de oxigénio pelo organismo em repouso. Um terceiro processo consiste na administração de uma pequeníssima dose de iodo radioativo, a fim de mendir a quantidade fixada pela tireóide.