O que é a tinha?

28 Jul, 2012

A tinha é uma infeção provocada por fungos e localizada na pele, nos pelos ou nas unhas. Quando afeta o couro cabeludo, pode provocar a queda dos cabelos, dando origem a peladas. Se atinge a pele, pode ocasionar uma erupção muito pruriginosa, mais ou menos circular, que se propaga concentricamente a partir do local de infeção.

Doença muito contagiosa, a tinha pode ser transmitida por contacto direto ou através de objetos contaminados, como roupa de cama, toalhas e pentes. Não se deve coçar o local da infeção, a fim de evitar o alastramento desta micose a outras partes do corpo e o desenvolvimento de infeções bacterianas secundárias.

TRATAMENTO: A tinha é uma doença persistente, difícil de dominar. Cabe ao médico prescrever os medicamentos adequados para o seu tratamento. Quando afeta o couro cabeludo, deve-se rapar completamente o cabelo, a fim de facilitar a cura.

PREVENÇÃO: O banho de limpeza diária oferece a melhor proteção contra as infeções provocadas por fungos. Após o banho, deve enxugar cuidadosamente a pele. É aconselhável o uso de pó de talco, para evitar o calor e a humidade, que favorecem o desenvolvimento dos fungos.