O que é a psicose?

28 Ago, 2012

A psicose é uma forma de perturbação emocional e mental grave, que dificulta ao doente viver em sociedade. A pessoa que sofre de psicose pode necessitar de internamento num hospital psiquiátrico, onde poderá receber os cuidados adequados.

Existem fundamentalmente dois tipos de psicose, o orgânico e o funcional. A psicose orgânica tem uma causa física óbvia. As lesões cerebrais resultantes de alcoolismo, sífilis (paralisia geral), arteriosclerose, tumores cerebrais ou habituação a drogas estão incluídas entre as possíveis causas da psicose orgânica.

As causas específicas das chamadas «psicoses funcionais» não são conhecidas, embora se continue a proceder a investigações nesse sentido. Alguns autores consideram a hereditariedade, a constituição física ou meio ambiente como fatores específicos ou contribuintes. Outros autores defendem a teoria de que são responsáveis os fatores psicológicos. Assim, os estados de ansiedade e os conflitos que têm início na infância podem agravar-se à medida que a pessoa enfrenta novas tensões ou frustações, nas fases seguintes da sua vida. Em consequência, a pessoa procuraria ignorar a realidade, que lhe é insuportável, refugiando-se num mundo criado pela sua imaginação. A melancolia involutiva, a psicose maníaco-depressiva, a  paranóia e a esquizofrenia estão incluídas entre as pricipais psicoses funcionais.