O que é a psicanálise?

4 Fev, 2013

O que é a psicanálisePsicanálise é o método de estudo e tratamento das perturbações emocionais e mentais posto em prática pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud no início do século. É uma das várias formas de psicoterapia.

A psicanálise fundamenta-se no princípio de que as pessoas nascem com impulsos instintivos básicos, os quais, quando em conflito com as exigências sociais, morais ou culturais, são repelidos para o inconsciente, por meio de um processo designado por repressão. Estes impulsos reprimidos encontram uma válvula de escape em diversas formas de comportamento irracional. Na psicanálise, são usados vários métodos para trazer as recordações e impulsos reprimidos do inconsciente para o consciente.

A psicanálise desenvolveu-se consideravelmente desde que foi introduzida como método de tratamento das perturbações mentais e emocionais. Enquanto Freud atribúia um papel preponderante à sexualidade, ou líbido, outros psicanalistas vieram a dar maior destaque a outros fatores, como os sociais, o meio ambiente e as relações humanas.