O que é a Pelagra?

29 Jul, 2012

A pelagra é uma doença causada por uma grave carência de vitaminas PP (ácido nicotínico), uma vitamina de complexo B. Embora tenda a extinguir-se nos países civilizados, a pelagra ainda ocorre nas regiões onde os cereais constituem a base da alimentação. Pode igualmente afetar os alcoólicos ou os viciados em drogas, que com frequência sofrem de má nutrição.

SINTOMAS: A pelagra afeta a pele, as mucosas, o tubo gastrointestinal e o sistema nervoso. As zonas da pele expostas à luz do sol ou irritadas pelo contacto com o vestuário podem apresentar bolhas e tornar-se avermelhadas e espessas. As membrabas mucosas da boca ficam avermelhadas e sensíveis e a língua pode apresentar-se vermelha e intumescida. Por vezes, surgem inflamações e gretas na pele à volta da boca. Entre os principais sintomas gastrointestinais, avultam perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia. Insónia, ansiedade, depressão e irritabilidade são alguns sintomas das perturbações nervosas e mentais que acompanham esta doença.

TRATAMENTO: O tratamento mais importante consiste na adoção de um regime alimentar equilibrado que inclua vegetais, cereais integrais, ovos, carne (especialmente fígado) e amendoins, alimentos ricos em vitamina PP. O médico poderá prescrever ainda um suplemento de vitaminas.