O que é a hipertensão ?

17 Jul, 2012

A hipertensão é a tensão arterial elevada. A hipertensão pode não ser em si mesma uma doença, mas representar um sinal de alarme ou sintoma de outra doença. Em muitos casos, não apresenta gravidade e pode ser controlada apenas por meio de medidas dietéticas e de uma medicação adequada.

SINTOMAS: A tensão elevada pode provocar sintomas como fraqueza ou exaustão, dificuldade respiratória, dores de cabeça, tonturas e sensação de desmaio. Na hipertensão maligna, uma forma grave dessa perturbação, podem surgir alterações visuais.

CAUSAS: Muitas pessoas reagem emotivamente quando se lhes mede a pressão sanguínea, o que muitas vezes dá origem a uma subida da tensão. Nestas circunstâncias, será necessário medi-la diversas vezes antes de fazer um diagnóstico definitivo, que deve ser confirmado por um certo número de análises e exames. Em cerca de 20 por cento dos casos, a hipertensão possui uma causa específica. Nos outros casos, a hipertensão é chamada «primária», ou «essencial», o que significa que a sua causa não está ainda perfeitamente determinada.

TRATAMENTO: Nos 20 por cento dos casos em que se conhece a causa da hipertensão, o tratamento consiste em eliminar essa causa. Na hipertensão essencial, o excesso de peso pode ser um fator predisponente, pelo que é possível fazer baixar a tensão através de redução de peso. Pode-se também recorrer à administração de anti-hipertensivos (medicamentos que reduzem a tensão ) ou de sedativos.