O que é a doença de Ménière?

24 Jul, 2012

A doença de Ménière é uma doença do ouvido interno que atinge geralmente um só ouvido e é mais frequente nos homes que ultrapassam os quarenta anos de idade.

A doença de Ménière pode surgir em consequência de uma pancada no ouvido ou de uma infeção, devida a uma reação alérgica, uma situação congénita ou qualquer outra causa desconhecida.

SINTOMAS: Um ataque desta doença pode ocorrer repentinamente, provocando tonturas, náuseas, ou mesmo vómitos. Surge um zumbido no ouvido acompanhado de dores de cabeça e o sentido de equilíbrio fica alterado. Os ataques podem ser ligeiros ou fortes e duradouros e o sentido da audição pode ficar diminuído.

TRATAMENTO: Os medicamentos como a Dramamina e outros anti-histamínicos são utilizados para dominar os sintomas. Prescreve-se normalmente também uma alimentação especial. O médico poderá recomendar também outros medicamentos para os ataques agudos e para período que decorre entre ataques.

Deve-se evitar os açúcares refinados, álcool, chá e o café, além de que se deve evitar erros alimentares, como comer pouco ou ficar longas horas sem ingerir alimentos.