O que é a cortisona?

17 Jul, 2012

A cortisona é uma das numerosas hormonas produzidas pelo córtex (camada exterior) das cápsulas supra-renais. A cortisona controla a utilização dos hidratos de carbono (açúcar e amidos) e exerce uma ação anti-inflamatória sobre o tecido conjuntivo do organismo. As glândulas supra-renais são estimuladas a produzir cortisona pela ação de outra hormona (ACTH), produzida pela hipófise, ou glândula pituitária.

A cortisona administrada através de medicamentos é preparada sinteticamente ou obtida a partir de animais de laboratório. Usa-se para o tratamento da doença de Addison, que resulta da hipoatividade das cápsulas supra-renais. A cortisona e a outra hormona semelhante, a hidrocortisona, têm-se revelado eficazes no tratamento de determinadas doenças que não derivam de insuficiência de cortisona natural, como a artrite, a febre reumática, cetas alergias e algumas dermatites (doenças da pele).

Normalmente, a cortisona só é receitada quando outras formas de tratamento forem ineficazes. Com frequência, a cortisona produz efeitos secundários indesejáveis, tais como alterações da esfera psíquica, retenção de água no organismo, acompanhada de edema, agitação, insónia e crescimento anormal dos pelos do corpo.