O que é a cistite?

22 Jul, 2012

A cistite é uma infeção ou inflamação da bexiga que está sujeita a um número conciderável de infeções, quer de origem interna, quer externa. Por exemplo, a cistite pode ser provocada por bactérias que descem dos rins através dos ureteres de (canais que conduzem a urina até à bexiga). No caso de infeções provenientes do exterior, as bactérias penetram através da uretra (passagem que conduz a urina da bexiga para o exterior). A necessidade de permanecer demasiado tempo acamado, as grandes intervenções cirúrgicas, os partos e a diabetes mellitus, quando não tratados, aumentam o risco de contraír uma cistite. As mulheres, em especial durante a gravidez ou após a menopausa, estão particularmente sujeitas a este tipo de infeção. Porém, a cistite pode ocorrer em todas as idades, mesmo na infância .

A cistite aparece em regra associada a outras doenças ou em consequência delas. A existência de pedras na bexiga ou de uma inflamação da uretra pode desencadear o aparecimento de uma cistite. A hipertrofia da prostata que dificulta o esvaziamento da bexiga, favorece o desenvolvimento de bactérias.

CINTOMAS: A cistite surge de várias formas. Pode ser aguda ou crónica e manifesta-se por sintomas que vão de um ligeiro incómodo a um extremo desconforto. Geralmente, é acompanhada de uma sensação constante de vontade de urinar. A micção é dolorosa e provoca ardor. Pode causar ainda febre e arrepios, assim como dores nas costas.

TRATAMENTO: É importante manter os órgaõs genitais em boas condições de higiene para reduzir a possibilidade de infeções. Combate-se a cistite mediante a administração de sulfamidas e antibióticos, podendo-se também recorrer a sedativos e analgésicos. Os alimentos muito condimentados e as bebidas alcoólicas devem ser eliminados da alimentação, uma vez que podem irritar a bexiga. Em certos casos, há necessidade de proceder a uma observação direta da bexiga com o auxílio do cistoscópio, instrumento que permite visualizar o interior da bexiga. Pode-se também recorrer a um cistograma, ou seja, uma radiografia da bexiga.