O que é a alimentação?

25 Ago, 2012

Alimentação é o conjunto de alimentos que a pessoa ingere regularmente. O tipo de alimentação que tem influência diretamente o bem-estar físico e psíquico. É importante comer quantidades adequadas dos alimentos nutritivos essenciais a seguir discriminados, porque, de outro modo, o organismo não terá as calorias de que necessita para fornecimento de energia, nem as matérias orgânicas necessárias ao crescimento e reconstrução dos tecidos.

HIDRATOS DE CARBONO: O amido e o açucar são, em conjunto, conhecidos como «hidratos de carbono» e constituem uma importante fonte de energia do organismo. O amido encontra-se nas batatas e em cereais, como o trigo e o arroz e seus derivados, massas, pão, bolachas, bolos, ect. O açucar é fornecido pelos vegetais, frutos e mel.

PROTEÍNAS: As proteínas são essenciais para o cescimento e reconstrução dos tecidos. Encontram-se na carne de vaca (magra), na carne de vitela, no peixe, nas aves, no leite e nos seus derivados, assim como nos cereais, nozes, ervilhas, lentilhas e feijão.

GORDURAS: As gorduras, são as principais fontes de energia, produzem o dobro das calorias fornecidas pelos hidratos de carbono, sendo igualmente necessárias ao funcionamento de todos os tecidos. Encontram-se no leite e seus derivados, nas nozes, nos óleos, na carne, no peixe e em alguns vegetáis.

MINERAIS: Muitos minerais são necessários à saude. O cálcio e o fósforo, que formam a maior parte da estrutura do esqueleto humano e dos dentes, encontram-se no leite, nas carnes, no peixe, nos vegetais verdes e em todos os cereais. O ferro é essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Encontra-se sobretudo no fígado, nos espinafres e nas uvas. O iodo, essencial à glândula tireóidea, obtém-se a partir do sal iodado de alimentos marinhos. O sódio, o potássio e o cobre são outros minerais necessários. Uma alimentação equiparada poderá fornece-los em quantidade suficiente.

OUTRAS SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS: A água é um elemento fundamental de todos os tecidos vivos, constituindo cerca de dois terços do peso do organismo. Podemos passar melhor sem comida que sem água. As vitaminas são também essenciais à saude em qualquer idade. Normalmente uma boa alimentação fornece todos os elementos de que necessitamos.

ESQUEMA ALIMENTAR: Ao fazer a planificação da alimentação, deve ter-se em conta o valor calórico dos alimentos. Os jovens necessitam de mais calorias que as pessoas de idade. Se a dieta fornece mais calorias que as necessárias, o resultado pode ser a obesidade.

As exigências de uma boa nutrição são satisfeitas se incluirmos na alimentação diária aproximadamente meio litro de leite (cerca de um litro para crianças), um prato de carne ou peixe, dois pães de trigo ou outro cereal, vegetais verdes ou secos ou fruta ou tomate, uma batata, um ovo e uma pequena quantidade de gordura ou manteiga. As ementas devem ser variadas, pois o organismo necessita de alimentos nutritivos de diferentes tipos.