Nutrição e exercício fisico

20 Out, 2012

Uma alimentação equilibrada, aliada a exercício físico regular, ajuda a manter o organismo mais saudável, conduzindo a uma vida mais prolongada.

Já diz o ditado, nós somos o que comemos e bebemos, pois toda a nossa alimentação afeta a forma de funcionamento do nosso organismo. Assim, as necessidades variam com a forma como vivemos e com a fase da vida em que nos encontramos. As fases nutricionais de uma pessoa são variáveis ao longo da vida.

Para que o nosso organismo cresça e funcione normalmente, necessitamos de uma vasta gama de nutrientes, incluindo gorduras, hidratos de carbono, fibras, água e uma variedade de sais minerais e vitaminas. Estes nutrientes são essenciais para um funcionamento normal do organismo, protegendo-o de várias doenças. Uma boa alimentação ajuda a que nos sintamos melhor, física e emocionalmente.

Se a alimentação for carente de alguns nutrientes e quando se comem outros em demasia, o nosso organismo ressente-se e vai deixar de funcionar saudavelmente, criando problemas para o fututo.

Uma alimentação rica em gordura animal, pode levar ao aparecimento de altos níveis de colesterol, gota, ácido úrico, assim como ocorrência de problemas cardiovasculares. Quando a alimentação é deficiente em cálcio, na idade de adolescência, pode mais tarde desenvolver-se a osteoporose e outros problemas ósseos.

Atualmente levamos uma vida sedentária e uma grande parte das pessoas ainda não criou hábitos de exercício físico regular, levando a um armazenamento excessivo de comida no organismo sob a forma de gordura, aumentando assim o peso e provavelmente mais tarde virá a obesidade, que por sua vez  conduz a graves problemas de saude física e mental, assim como o aparecimento de doenças, tais como diabetes, cancro, colesterol elevado e problemas nas articulações.

Para que o organismo funcione devidamente, devemos incluir uma gama diária completa de nutrientes essenciais, tais como cereais, carnes magras, de preferência carnes brancas (frango e peru), marisco, peixe, frutos, legumes, cereais, queijo, e azeite.