Nariz

13 Set, 2012

O nariz é o orgão do olfato e de entrada do sistema respiratório. A parte do nariz que é sensível ao olfato é uma pequena zona de bolbos olfativos, os quais estão situados na parte superior da passagem nasal. Pequenas fibras nervosas conduzem os estímulos diretamente dos bolbos olfativos à parte central do cérebro. O sentido do olfato contribui gradualmente para aquilo que normalmente se designa por «paladar».

A estrutura básica do nariz é formada por ossos e cartilagens. O esqueleto ósseo atrás do nariz está perfurado por uma quantidade de seios paranasais que abrem para a cavidade nasal. Estes seios estão revestidos por uma membrana mucosa, tal como as passagens nasais. A inflamação do revestimento mucoso do nariz, ou rinite, é a perturbação nasal mais comum. Na maior parte das pessoas, os dois lados do nariz e os seios não são perfeitamente simétricos.

O desvio do septo é um defeito vulgar em que o septo (tecido ósseo e cartilaginoso que separa as narinas) está deslocado do centro, ou desviado, ficando uma narina com menores dimensões que a outra.

Um septo desviado pode resultar de um traumatismo, mas é normalmente congénito. Se a malformação é grave, é por vezes aconselhável a remoção cirúrgica de parte do septo. A operação é relativamente simples.