Benefícios dos frutos vermelhos na gravidez

As mulheres grávidas que comem em abundância frutos de cor vermelho e laranja, assim como verduras, correm menos riscos de dar à luz prematuramente, sugere um novo estudo.
Os pesquisadores descobriram que entre mais de 5.300 mulheres que deram à luz num dos quatro hospitais canadenses, aquelas com níveis mais elevados de carotenóides, eram menos propensas a ter filhos prematuros.

Carotenóides são pigmentos que dão cor amarelo, laranja e vermelho, para uma variedade de frutas e vegetais, como tomates, cenouras, suco de pimentão, melancia e laranja. Eles também actuam como antioxidantes, o que significa que ajudam a proteger as células contra danos que podem levar à doença. Podem haver outros fatores, sobre as mulheres com altos níveis de carotenóides, que explicam a associação com o risco de parto prematuro,observou o pesquisador. Os resultados são baseados em amostras de sangue de 207 mulheres que tiveram parto prematuro. Níveis mais elevados de carotenóides permaneceram ligados a um menor risco de parto prematuro. Da mesma forma, as mulheres com os níveis mais elevados de determinadas gorduras, incluindo gorduras saturadas, mostraram um risco ligeiramente maior de parto prematuro. Gorduras ómega-3, encontradas principalmente em peixes, não estavam relacionados com parto prematuro.