Menstruação

27 Out, 2012

Menstruação, são perdas sanguíneas períódicas, provenientes do útero, que ocorrem entre a menarca (aparecimento da primeira menstruação) e a menopausa, isto é , entre os 12 e os 14 anos até aos 50, aproximadamente. O intervalo entra os períodos menstruais não é igual em todas as mulheres. Em média, o intervalo que vai do início de uma menstruação até ao início da menstruação seguinte é de vinte e oito dias.

No começo do ciclo, ou seja, no primeiro dia de uma menstruação, começa a formar-se no ovário um óvulo rudimentar, cujo desenvolvimento se completa em catorze dias. Nesta altura, rompe-se o folículo que rodeia o óvulo, este é expulso do ovário e penetra na trompa de Falópio.

Se não for fecundado por um espermatozóide durante o período de vários dias que leva a percorrer a trompa de Falópio, o óvulo é eliminado, através da vagina, no fluxo menstrual. Recomeça então todo o processo já descrito. Porém, se tiver sido fecundado, o óvulo implanta-se na parede do útero. As menstruações são interrompidas enquanto durar a gravidez.

Quando se verifica um atraso no aparecimento da primeira menstruação (situação designada por amenorreia primária), deve-se consultar o médico. A amenorreia, quer primária, quer secundária, pode derivar de distúrbios hormonais que o médico poderá corrigir, prescrevendo a hormona ou a combinação de hormonas mais convenientes.

Normalmente acompanham a menstruação uma sensação de mal estar e dores ligeiras, que podem ser aliviadas com aspirina. Podem ainda surgir depressão, tensão emocional, dores de cabeça, intumescência do abdómen, da pele ou outras partes do corpo e um temporário aumento de peso (entre meio quilo a um quilo). Ocorrem por vezes alterações menstruais como menstruação abundante e prolongada (menorragia), menstruação dolorosa (dismenorreia), menstruação irregular e perdas sanguíneas entre os períodos (metrorragias). Se os sintomas forem graves, deve-se consultar um ginecologista, especialmente em caso de perdas sanguíneas entre os periodos ou após a menopausa.