Menopausa

7 Nov, 2012

Menopausa é o periodo durante o qual a menstruação começa a tornar-se irregular e acaba por desaparecer; também é chamado climatério, ou «mudança de idade». Na maioria das mulheres, a menopausa inicia-se entre os 45 e os 50 anos de idade e prolonga-se por um período que oscila entre seis meses a três anos.

A menstruação pode também faltar prematuramente, aos trinta anos, ou mesmo antes, normalmente em consequência de deficiências hormonais. Em qualquer idade, a remoção cirúrgica dos ovários ou a aplicação de radiações sobre estes órgãos provoca uma menopausa artificial.

O conjunto de fenómenos descritos na rubrica menstruação não se verifica nesta fase. Os óvulos deixam de ser produzidos pelos ovários e desaparece a possibilidade de uma gravidez. Os ovários param definitivamente a sua produção de estrogénios.

Na maioria das mulheres ocorrem alguns pequenos distúrbios físicos e psicológicos durante este período. Os mais frequentes são os «afrontamentos», nos quais se verifica uma dilatação temporária dos vasos sanguíneos da pele, o que produz uma sensação de calor. Podem ainda surgir outras alterações, como irritabilidade, insónia, perturbações na bexiga, acompanhadas de micção frequente, tonturas, subida da tensão arterial e dores nas costas.

É importante consultar o médico assistente quando a menopausa é acompanhada de perturbações demasiado incómodas. O médico poderá prescreve estrogénios para substituir as hormonas que os ovários deixaram de produzir. Pode também acontecer que os sintomas não estejam relacionados com a menopausa, mas com qualquer efeção.

Para a maior parte das mulheres, a menopausa não constitui um período de excessiva tensão. O desejo sexual não desaparece. Contudo, algumas mulheres sofrem nesta fase de problemas emocionais que requerem os cuidasdos do médico ou do psiquiatra.