Meningite – sintomas

27 Out, 2012

Meningite é a inflamação das meninges, ou seja, das membranas delgadas que revestem o cérebro e a medula espinal. A meningite pode atingir indivíduos de todas as idades, mas é mais vulgar nas crianças. É causada por bactérias, tais como o meningococo e o pneumococo, e por bacilos, como o da tuberculose e os que acompanham a gripe. As epidemias de meningite são, na sua maioria, provocadas pelo meningococo.

Antes do aparecimento dos antibióticos e das sulfamidas, a meningite era uma doença terrível, muitas vezes mortal, podendo provocar lesões permanentes na visão, na audição e no cérebro. Hoje, esta doença é perfeitamente  curável, quando diagnosticada e tratada a tempo.

SINTOMAS: No início, a meningite manifesta-se por fortes dores de cabeça, febre alta, vómitos e, frequentemente, rigidez dos músculos do pescoço e das costas. O doente pode delirar e ter convulções. Quando aparecem estes sintomas, deve-se consultar imediatamente o médico ou transportar o doente para o serviço de urgência de um hospital.