Memória

5 Dez, 2012

Memória é a capacidade de recordar um conhecimento ou uma experiência. O cérebro, com o seu elevado número de células nervosas, é o órgão da memória. Muito pouco se sabe acerca da forma como o cérebro armazena a experiência e o local onde o fez, para mais tarde selecionar e fazer ao consciente determinadas partes dessa experiência. É provável que o termo «memória» englobe um certo número de processos distintos. Por exemplo, andar de bicicleta, reconhecer um velho amigo e contar até dez são atos de memória que envolvem processos mentais muito diversos.

A memória funciona melhor na juventude. Nessa idade, é mais fácil a aprendizagem e a retenção dos conhecimentos. A memória visual é mais vulgar nas crianças que nos adultos. Um indivíduo de qualquer idade aprende e recorda mais facielmente tudo aquilo que possui para si significado especial, ou associações agradáveis.

Frequentemente, a memória torna-se confusa. As pessoas têm tendência para gravar na memória os sonhos, desejos ou emoções e passam a acreditar que eles realmente aconteceram. Podem também associar um facto memorizado a outro, criando algo inteiramente novo.