Membrana mucosa

4 Dez, 2012

Membrana mucosa é o tecido liso, macio e humedecido que reveste a maior parte das cavidades internas e canais do organismo. A membrana mucosa forra todo o tubo digestivo, desde a boca até ao ânus, o aparelho respiratório, o aparelho respiratório, desde as narinas até aos alvéolos, o aparelho urinário e os órgãos de reprodução de ambos os sexos.

Dispersas pelas membranas mucosas, existem células mucosas que segregam a mucina. A mucina combina-se com a água e outras substâncias para formar o muco.

A estrutura das membranas mucosas é muito variável. A membrana mucosa do estômago possui numerosas glândulas, de dimensões muito reduzidas, que segregam as enzimas digestivas. No aparelho respiratório, a membrana mucosa apresenta minúsculas saliências chamadas «cílios», que estão constantemente em movimento a fim de impedir a penetração nos pulmões dos microscópios corpos estranhos inalados com ar. Na membrana mucosa do intestino existem pequenas saliências, designadas por «vilosidades», que formam uma superfície relativamente vasta, através da qual são absorvidos os elementos nutritivos. Dentro do útero, a membrana mucosa (designada por «endométrio») sofre transformações cílicas, as quais se verificam com a menstruação.