Mastigação

4 Dez, 2012

A mastigação é a fragmentação dos alimentos na boca, reduzindo-os a pequenas partículas. Através da mastigação, os alimentos são misturados com a saliva, que contém uma enzima, chamada «ptialina», a qual inicia a digestão dos amidos. A mastigação e a ensalivação facilitam a deglutição dos alimentos.

A mastigação é uma fase importante do processo digestivo. No princípio deste século, um nutricionista americano, Horace Fletcher, defendeu, numa doutrina que ficou conhecida pelo nome de «fletcherismo», a opinião de que os alimentos deviam ser ingeridos em pequenas quantidades e muito bem mastigados e apenas quando as pessoas sentissem fome. Se bem que não seja necessário seguir rigorosamente o método de Fletcher, não há dúvida de que a boa mastigação dos alimentos ajuda à sua melhor absorção pelas células do organismo.

As pessoas privadas de grande parte dos dentes ou que engolem apressadamente as refeições não podem mastigar convenientemente os alimentos. Esta deficiente mastigação sobrecarrega o trabalho do estômago e contribui para a indigestão.