Mastectomia

6 Mar, 2013

MastectomiaMastectomia é a remoção cirúrgica de um seio, geralmente devido à presença de um carcinoma. Em todos os países do mundo são anualmente diagnosticados milhares de casos de cancro do seio. Nenhum facto pode sublinhar de uma forma mais absoluta a necessidade urgente do diagnóstico e tratamento precoces desta forma de cancro.

Quando se verifica a existência de um tumor benigno, o cirurgião realiza uma mastectomia parcial, removendo apenas a área de tecido afetado. Contudo, quando se trata de um tumor maligno, todo o seio é removido. Uma vez que esta doença tem tendência a alastrar com rapidez, habitualmente torna-se necessário proceder a uma mastectomia radical, que inclui a remoção dos músculos subjacentes ao seio, dos nódulos linfáticos das cadeias vizinhas e dos tecidos da área da axila. Posteriormente a região que circunda o seio é submetida a um tratamento por meio de raios X ou quimioterapia, destinado a eliminar quaisquer vestígios de tecido conceroso.

A ausência do seio pode ser corrigida pelo uso de um seio artificial. Dentro de um período de tempo relativamente breve, a mulher poderá voltar a exercer as suas atividades normais, incluindo a prática de desportos.