Manter o sistema imunológico forte durante o inverno

4 Set, 2011

O sistema imunológico é o responsável pelo perfeito estado de saúde do organismo e para que isto aconteça, uma alimentação ajustada, com nutrientes adequados podem fazer toda a diferença para que o inverno passe sem grandes interferências de vírus, bactérias e  fungos prejudiciais ao organismo.

O consumo diário de zinco, que pode ser encontrado no camarão, ostras, cereais, castanhas, etc, aliado a consumo de vitamina C, encontrado em quantidade nos frutos cítricos, vegetais verdes, batatas e tomates são também importantes para defender o sistema imunitário de factores mais agressivos, mantendo-o alerta.

Também durante o inverno e com temperaturas baixas sa pessoas procuram menos espaços livres e tendem a aglomerar-se em locais fechados, como centros comerciais e cinemas entre outros onde o conforto é maior, mas a segurança de saúde bem menor.

Nestes locais deve evitar espirrar sem ajuda de lenço de papel, passar as mãos em corrimões e não deve nunca  tocar nos olhos. Deve-se lavar assiduamente as mãos com água e sabão e beber água suficiente.

 Deve-se praticar exercício físico com regularidade e de preferência ao ar livre.