LSD

9 Jan, 2013

LSDLSD é uma poderosa droga alucinógena cujo nome deriva da junção de três letras que fazem parte da designação de um composto químico, o ácido dietilamino lisérgico. O LSD foi originariamente obtido a partir de um fungo que cresce entre as ervas dos campos cerealíferos. Hoje pode ser produzido sinteticamente.

Uma pequenissima dose de LSD é suficiente para alterar, rápida e profundamente, as emoções, as perceções e o raciocínio. Os seus efeitos variam de indivíduo para indivíduo e dependem também das circunstâncias em que a droga é tomada. Os sentidos tornam-se confusos, as cores podem ser ouvidas como sons e os sons podem ser interpretados como padrões visuais. As reações emocionais, extraordinariamente bizarras, são descritas como sendo quer extremamente agradáveis, quer aterradoras.

A posse ou o uso de LSD é pribido por lei e esta prevê pesadas penas de prisão para quem a infrigir. O seu uso com o único objetivo de abrir novos horizontes à experiência pessoal é muito perigoso. O LSD produz psicoses duradouras em alguns viciados; pode levar a alterações genéticas permanentes das células reprodutoras, aumentando a probabilidade de conceção de crianças deformadas. A capacidade mental fica de tal modo perturbada sob a influência desta droga que, em consequência, podem ocorrer acidentes fatais.