Lesões no olho

29 Set, 2012

Os olhos estão sujeitos a muitas lesões que se poderia evitar. Se há crianças pequenas em casa, devem ser mantidos fora do seu alcance os objetos pontiagudos.

OLHO NEGRO: Molha-se um pano com água fria, torce-se e coloca-se na área atingida. Para maior eficácia, deve-se recorrer a este tratamento logo após a lesão.

PANCADA NO OLHO: Uma pancada pode magoar o olho internamente. Deve-se aplicar uma compressa fria e ir ao médico o mais depressa possível.

QUEIMADURA COM PRODUTO QUÍMICO:  A medida essencial a tomar é lavar imediatamente o olho a fim de retirar o produto químico, para o que se deve manter o olho aberto sob a água corrente, e levantar a pálpebra superior e a inferior, para ter a certeza de  a água entra. É aconselhável enxaguar o olho durante, pelo menos, cinco minutos. Deve-se consultar o médico o mais deressa possível.

FERIDA NO OLHO: Uma lesão que perfure o olho exige cuidados médicos imediatos. Não se deve aplicar nada nos olhos sem consultar o médico. É importante reduzir os movimentos dos olhos, pois isso pode agravar a situação. É aconselhável colocar gaze esterilizada em cada olho e seguidamente uma ligadura à volta da cabeça, para manter as gazes fixas.