Leptospirose

15 Jan, 2013

LeptospiroseLeptospirose é uma doença infeciosa que ataca roedores, cães, o gado lanígero, vacum e suíno e outros animais e que pode ser transmitida ao homem através das excreções dos animais infetados. A leptospirose é provocada por várias espécies de espiroquetas que podem penetrar no organismo com os alimentos ingeridos ou através dos pulmões e dos olhos, ou ainda de um golpe ou de uma abrasão.

SINTOMAS: A leptospirose surge normalmente acompanhada de febre e dores de cabeça. A pele torna-se amarelada, macilena, os olhos inflamam-se e a urina pode apresentar sangue.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO: A leptospirose pode tornar-se uma doença muito grave se não for tratada desde o inicio. Recorre-se à penicilina e a outros antibióticos para dominar a infeção.

Para combater esta doença é necssário proceder à exterminação dos roedores. É  contraindicado tomar banho em charcos e locais frequentados por animais. Os golpes e outras feridas devem ser tratados imediatamente, uma vez que podem servir de via de acesso à penetração de espiroquetas.