Joelho

29 Dez, 2012

O joelho é uma importante articulação em forma de dobradiça, formada pela extremidade inferior do fémur, pela rótula e pela extremidade superior da tíbia. Outro osso, o perónio, está ligado à tibia. Um tendão estende-se desde os músculos da parte anterior da coxa, passa sobre a rótula e vai ligar-se à parte superior da tíbia. Quando se aplica uma pequena pancada neste tendão, logo abaixo da rótula, a perna projeta-se involuntariamente para a frente. Este movimento é designado por reflexo patelar ou rotuliano.

DISTENÇÃO DO JOELHO: Atinge com muita frequência os atletas. O joelho pode facilmente sofrer uma distensão quando a cartilagem ou os ligamentos se encontram enfraquecidos por uma lesão anterior. A distensão do joelho pode ser corrigida pelo uso de uma joelheira elástica, mas normalmente torna-se necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica.

DESLOCAÇÃO DA RÓTULA: Uma rótula deslocada pode derivar de uma lesão ou de uma malformação congénita. Ao fletir o joelho, a rótula desliza para o lado, o que provoca uma sensação de dor. A prática de exercícios físicos aconselhados pelo médico pode propocionar alívio. Contudo, por vezes, torna-se necessário uma intervenção cirúrgica.