Invaginação intestinal

25 Fev, 2013

Invaginação intestinalInvaginação intestinal, é uma grave obstrução do intestino delgado, que se verifica quando uma porção do intestino se introduz na porção adjacente. Embora a invaginação ocorra em qualquer idade, é mais vulgar nas crianças, especialmente do sexo masculino. Os seus primeiros sintomas incluem dores violentas no abdómen, febre, vómitos e diarreia. Posteriormente, verifica-se a expulção de muco com sangue pelo reto.

É importante proceder ao diagnóstico e tratamento precoces da invaginação. Frequentemente, a administração de um clister de bário, destinado a diagnosticar a doença, pode corrigir a afeção. Caso contrário, é necessária uma intervenção cirúrgica.

Sulfato de bário, composto de bário, utilizado para obter contraste nas radiografias do trajeto gastrintestinal. Os raios X não atravessam o bário e assim os órgãos, geralmente o estômago e os intestinos, ficam visíveis na radiografia. O composto de bário é utilizado para localizar úlceras, tumores e colites. Quando se pretende obter imagens do reto e do cólon, recorre-se a um enema de bário (clister opaco), que consiste na introdução de um líquido contendo bário através do ânus.