Intoxicação por monóxido de carbono

17 Set, 2012

Intoxicação por monóxido de carbono, é uma intoxidação dos tecidos do organismo resultante da inalação de monóxido de carbono. Quando se respira demasiada quantidade deste gás, altamente tóxico, pode causar a morte.

O monóxido de carbono é difícil de detetar, pois é inodoro, incolor e insípido. Aparece nos caloríferos a gás, nos gases resultantes da combustão dos motores de todos os automóveis (excepto motores elétricos), e quando se queima lenha ou carvão. Os operários que trabalham em certas indústrias estão sujeitos a sofrer os seus efeitos. Os mineiros, os canalizadores e os mecânicos das oficinas de automóveis devem estar constantemente prevenidos contra os perigos desta intoxicação. Uma vez que se forma monóxido de carbono nos fumos de escape dos automóveis, não se deve manter em funcionamento o motor de um automóvel dento de uma garagem fechada.

Quando o gás é inalado, combina-se rapidamente com a hemoglobina dos glóbulos vermelhos. O organismo não consegue obter o oxigénio de que precisa, dando origem a sufocação. Os sintomas incluem dor de cabeça, vertigens, pele avermelhada, dificuldade de respirar, desmaio e colapso.

COMO PROCEDER: Impõe-se como primeira medida interromper imediatamente a produção do gás e transportar a vítima para fora da atmosfera em que está mergulhada (o facto de tapar a boca e o nariz com um pano molhado não evita os gases intoxicantes). Se a respiração parar ou estiver muito fraca, deve-se tentar a respiração boca a boca. É conveniente desapertar o vestuário e não deixar a vítima arrefecer. Enquanto são prestados os primeiros socorros, é oportuno providenciar a vinda de uma ambulância equipada com respirador.

Um arejamento adequado é essencial para evitar este tipo de intoxicação. Os coloríferos a gás devem possuir respiradouros. As calefações e os axaustores automáticos requerem observação periódica para a verificação de seu funcionamento. Quando se põe o motor de um automóvel a funcionar dentro de uma garagem, convém manter a porta aberta.