Intoxicação pelo chumbo

17 Set, 2012

Intoxiação pelo chumbo é uma intoxicação causada pela absorção de chumbo ou sais de chumbo pelo organismo; em linguagem médica, é designada por saturnismo. As crianças podem ser vítimas desta intoxicação quando mastigam objetos pintados com tinta à base de cumbo. Os operários da indústrias de fabricação de produtos contendo chumbo estão sujeitos a inalar o pó desse metal ou a ingerir alimentos contaminados por essa poeira.

SINTOMAS : Os sintomas da intoxicação pelo chumbo incluem anemia, dores intensas no estômago, perda de peso, prisão de ventre e o aparecimento de uma linha azulada nas gengivas. Nos casos graves, pode verificar-se uma paralisia muscular. Nas crianças, a intoxicação pelo chumbo pode dar origem a convulções e coma.

A primeira medida a tomar para o tratamento de envenenamento pelo chumbo consiste em remover a origem da intoxicação. A hospitalização torna-se habitualmente necessária no caso de crianças que apresentam sintomas da presença de chumbo no organismo.

PREVENÇÃO: O perigo de intoxicação nos operários que trabalham nas indústrias de produtos contendo chumbo tem diminuído nos últimos anos graças à adoção de sistemas mais adequados de ventilação e de métodos mais seguros de manusear os materiais contendo esse metal. Em casa, deve haver todo o cuidado para evitar os perigos potenciais das tintas à base de chumbo, sobretudo quando houver crianças.