Infeções do olho

15 Set, 2012

As infeções do olho requerem assistência imediata. Se há dor no olho ou se este está persistentemente vermelho ou inchado, deve-se consultar o médico.

HORDÉOLO (Conhecido popularmente por treçolho): Por vezes, as bactérias infetam as glândulas da pálpebra ou a raiz das pestanas. O resultado é frequentemente um certo inchaço ou um quisto cheio de pus. Aplique-se sobre o olho uma compressa húmida quente, de três em três horas, durante quinze minutos. Estas medidas ajudam à formação de uma cabeça no hordéolo de modo que ele rebente e o pus possa sair. Se este tratamento não se revelar eficaz dentro de alguns dias, é aconselhável consultar o médico.

CONJUNTIVITE: A conjuntiva é a membrana que reveste a superfície interna das pálpebras e a superfície externa do globo ocular. Quando esta membrana está inflamada, o globo ocular fica vermelho e as pálpebras mostram-se viscosas e inchadas. Um bom tratamento consiste em lavar o olho com água quente, usando uma compressa, de manhã e à noite, e em seguida aplicar na pálpebra pomada oftálmica . Deve-se também colocar sobre o olho compressas quentes, várias vezes ao dia. Se não houver melhoras, deve-se consultar o médico.