Hormona sexual

9 Jan, 2013

Hormona sexualHormona sexual é qualquer uma das hormonas que regulam o desenvolvimento sexual e a reprodução. As hormonas sexuais, como as restantes hormonas, são segregadas sob a influência de outras, produzidas pela glândula pituitária. Normalmente, durante a puberdade, a glândula pituitária aumenta a produção de certas hormonas, que vão atuar sobre as gónadas, os testículos e os ovários.

As hormonas gonadotróficas segregadas pela pituitária são a hormona estimulante das células intersticiais no homem e a hormona estimulante do folículo, na mulher.

Estas hormonas estimulam os testículos a produzir os espermatozóides e os androgénios hormonas sexuais masculinas. Estimulam também a produção dos óvulos e dos estrogénios, hormonas sexuais femininas, por parte dos ovários. As glândulas supra renais também produzem hormonas sexuais. Em ambos os sexos, há, simultaneamente, a produção de hormonas sexuais masculinas e femininas; porém, no homem, os estrogénios são segregados em quantidades muito reduzidas, o mesmo acontecendo na mulher, com os androgénios.

Um desequilíbrio na produção de estrogénios e de androgénios produzidos pode levar ao aparecimento de careteres sexuais anormais, tais como, o desenvolvimento dos seios nos homens e o crescimento de pêlos no rosto nas mulheres. A sexualidade não é um valor absoluto, mas uma resultante de duas sexualidades, masculina e feminina, que coexistem na mesma pessoa.

O principal androgénio, designado por testosterona, estimula as alterações que ocorrem nos rapazes durante a puberdade, como, por exemplo, o aumento de dimensões dos órgãos genitais, a mudança do tom de voz, o crescimento da barba, o desenvolvimento da força muscular e da estrutura óssea. Durante a vida adulta do homem, a testosterona é produzida regularmente pelos testículos, embora, com a idade, se verifique uma ligeira diminuição na sua produção.

Os ovários poduzem um certo número de estrogénios, assim como uma outra hormona chamada progesterona. A progesterona é produzida nos ovários durante um curto período do ciclo menstrual. A secreção dos estrogénios e da progesterona regula as alterações que ocorrem durante o ciclo menstrual. O estrogénios influenciam os carateres sexuais secundários femininos, tais como o desenvolvimento dos seios e a caraterística distribuição de tecidos adiposos que dá às mulheres as formas arredondadas típicas do seu sexo. Estas hormonas são produzidas abundantemente, durante os anos que decorrem entre a puberdade e a menopausa. As hormonas sexuais femininas sã os ingredientes ativos das pílulas anticoncecionais.