Homossexualidade

Homossexualidade é a relação sexual entre duas pessoas do mesmo sexo. Pode existir uma relação homossexual entre homens ou entre mulheres; neste último caso, é designada por lesbianismo. Algumas pessoas podem ter relações sexuais com indivíduos de ambos os sexos, pelo que são denominadas «bissexuais».

A homossexualidade é um problema complexo, normalmente, tem uma base psicológica. Um jovem pode identificar-se de tal modo com a mãe que seja levado a desempenhar o papel sexual feminino, o mesmo podendo suceder com uma jovem em relação ao pai. Regra geral, as crianças afeiçoam-se mais facilmente aos companheiros do seu próprio sexo até à puberdade, altura em que o seu impulso sexual se define, tornando-as heterossexuais, ou seja, interessadas pelas pessoas do sexo oposto. Alguns jovens não atingem a maturidade sob este aspeto e, por motivos psicológicos, permanecem atraídos pelo seu próprio sexo.

Como regra, os homossexuais não se sentem felizes na sua condição; prefeririam ser heterossexuais «como toda a gente». Contudo, se a homossexualidade tiver raízes profundas, não será fácil corrigi-la. Recorre-se à psicoterapia para o tratamento da homossexualidade.