Hipertireoidismo

16 Mai, 2012

O hipertireoidismo é um outro tipo de doença da tiroide que se manifesta quando esta glândula produz hormona em excesso.

As pessoas com hipertiroidismo são nervosas e irritáveis, sofrem frequentemente de insónias, apresentam muitas vezes um tremor fino nas mãos, suportam mal o calor e transpiram facilmente.O excesso de atividade da tiróide também provoca acelaração do ritmo cardiaco (taquicardia) e palpitações, podendo mesmo levar a uma doença cardiaca. Além disso, muito frequentemente,dá origem a uma perda de peso, embora oa doentes apresentem um aumento de apetite e ingiram mais alimentos.

Quando acompanhado de protusão dos olhos (olhos salientes), e hipertiroidismo é designado por «bócio exoftálmico», ou doença de Basedow-Graves.

Durante muitos anos , o único tratamento para o hipertireoidismo consistiu em remover cirurgicamente mais de metade da glândula. Hoje, além da cirurgia,pode-se administrar medicamentos genéricamente chamados «antitireóideos»(como o profiltiuracil) e, mais recentemente, o iodo radioativo. Consoante os casos, o médico escolherá o método do tratamento adequado.