Gordura

9 Out, 2012

A gordura é um dos elementos essenciais na alimentação. As gorduras fornecem energia numa forma concentrada. Servem para transportar as vitaminas A e D, sólúveis nas gorduras, e constituem a principal fonte de vitamina E, todas elas essenciáis à nutrição. A digestão das gorduras começa no estômago e é completada no intestino delgado, onde elas são desdobradas pelas enzimas que compõem a bílis.

A gordura pode ser sólida, como no presunto, ou liquida, como no azeite. Há gorduras em todas as carnes, no leite e nos seus derivados, como o queijo. A manteiga é praticamente gordura pura tirada do leite. As gorduras encontram-se também nas sementes das plantas de que são extraídos os óleos vegetais.

O facto de a gordura ser sólida ou líquida depende da sua estrutura química. «Polinsaturado» é o termo químico usado para designar a estrutura de muitos óleos vegetais. Utilizando as gorduras polinsaturadas na alimentação, consegue-se níveis de colesterol no sangue mais baixos do que usando gorduras animais.