Glândula pituitária

9 Out, 2012

Glândula pituitária é a designação de uma glândula endócrina muito importante, também denominada hipófise, constituída por uma pequena massa de tecido ligada ao hipotálamo, na base do cérebro.

Esta glândula é formada por dois lobos distintos. O lobo anterior produz, pelo menos, seis importantes hormonas: 1) A hormona que estimula o crescimento; 2) A ACTH, que estimula as glândulas supra-renais; 3) A hormona que estimula a glândula tireóidea; As hormonas gonadotróficas, que estimulam a produção de hormonas sexuais nos ovários e nos testículos; 5) A hormona que estimula a produção de leite nas mulheres durante o período de amamentação; 6) A hormona que estimula a produção do pigmento designado por melanina.

O lobo posterior produz e armazena um determinado número de diferentes hormonas que desempenham importantes funções em diversos processos vitais. Uma delas, a ocitocina, estimula as contrações do útero durante o parto. Outra hormona atua sobre os rins e regula o equilibrio entre a água e os sais dos líquidos do corpo. Uma outra ainda, chamada vasopressina (ou pitressina), estimula a contração dos vasos sanguíneos, aumentando assim a pressão arterial.