Fungos

6 Out, 2012

Os fungos são vegetais inferiores, desprovidos de clorofila, pertencentes ao grupo das talófitas, que incluem bolores, míldios, fermentos e vários microorganismos unicelulares. Os fungos aparecem em todo o lado, no solo e na atmosfera, sob a forma de pequenas partículas. A maioria dos fungos é inofensiva, mas alguns provocam uma variedade de doenças nas plantas e nos animais. Há também alguns fungos que curam doenças: a penicilina e muitos outros antibióticos obtêm-se a partir de fungos. As doenças produzidas por fungos são chamadas «micoses».

MICOSES DA PELE: Muitos dos fungos que produzem doenças afetam a pele. Os fungos são responsáveis pelo pé de atleta, pelas tinhas e por muitas espécies de micoses.

Os casos ligeiros de micose da pele podem muitas vezes ser curados com uma boa higiene e desinfetantes, tal como o Desogene em solução a 0,5 por cento, que se pode comprar em qualquer farmácia sem receita médica. Em casos graves ou persistentes , deve-se consultar o médico, que indicará o medicamento conveniente.

MICOSES PROFUNDAS: São micoses que podem afetar todo o organismo, incluem a actinomicose, blastomicose, coccidioidomicose e monilíase.

As doenças provocadas por fungos requerem cuidados médicos muito especiais. Em alguns casos, dá bons resultados uma vacina preparada no laboratório a partir dos líquidos do corpo da própria pessoa. Existem presentemente antibióticos eficazes contra muitas destas doenças.