Funções da pele

31 Out, 2012

A pele é o maior órgão do corpo. Este termo poderá causar estranheza; no entanto, do ponto de vista científico, a pele é considerada um órgão, e como tal analizada.

A pele tem muitas funções, a primeira das quais e a mais evidente é a de revestimento protetor contra as bactérias, o frio e a desidratação. A sua estrutura elástica é suficientemente resistente para proteger os frágeis tecidos do corpo contra as contusões e outras lesões trumáticas. Além disso, ajuda a reguar a temperatura do organismo por meio da evaporação da transpiração e ainda da contração ou dilatação dos vasos sanguíneos cutâneos. Atua como órgão dos sentidos, em virtude de conter grande quantidade de terminais nervosos sensoriais. Pode ainda absorver certas substâncias e desempenha uma função importante no processo de eliminação. Por último, renova-se com facilidade, quando uma parte dela é destruída.

A pele reflete o estado físico geral, como se pode verificar facilmente em alguns doentes, e também o estado psíquico, como se pode apreciar quando as pessoas coram de embaraço ou empalidecem de medo.