Febre paratifóide

4 Out, 2012

A febre paratifóide é uma doença infeciosa semelhante à febre tifóide, geralmente transmitida pela água, pelo leite ou por outros alimentos contaminados. É causada por uma bactéria (Salmenolla paratiphica) existente nas fezes das pessoas e animais infetados e transportada para os alimentos pelas moscas. É também propagada por portadores, pessoas que transportam as bactérias, embora não apresentem os sintomas da doença.

Os sintomas da febre paratifóide são semelhantes aos da febre tifóide. O período de incubação oscila entre um e dez dias. Pode aparecer uma roséola no tronco. Surgem febre, vómitos, diarreia e dores no abdómen. Para o seu tratamento, são administrados medicamentos como o cloranfenicol e a ampicilina. As cólicas e a diarreia são também dominadas com medicamentos adequados.

A inoculação da vacina paratífica confere imunidade em relação a esta doença. Habitualmente, a vacina contra a febre tifóide inclui também as vacinas contra as febres paratifóides A e B, pelo que é designada «vacina TAB»