Febre

4 Out, 2012

A febre é uma situação anormal do organismo humano, cuja principal caraterística é o aumento da temperatura do corpo, também conhecida por pirexia.

A maior parte das vezes, é o resultado de uma infeção bacteriana ou por vírus, constituindo uma importante indicação da gravidade do estado do doente.

A temperatura mede-se com um termómetro clínico de tipo retal ou oral. Quando colocado na boca a temperatura sobe acima de 37º,2 C, existe febre. Quando o termómetro atinge os 38,2º C, deve-se consultar o médico.

OUTROS SINTOMAS: A febre aparece normalmente com outros sintomas. Quando a temperatura ainda está a subir, a pele do doente fica muitas vezes fria e ele sente arrepios. Pode sentir-se muito fraco e esvaído. Por vezes, sente dores nas articulações e o ritmo da pulsação aumenta. O indivíduo com febre perde o apetite e pode ter diarreia. Quando começa a transpirar, é sinal de que a temperatura está a baixar.

TRATAMENTO: No caso de febre pouco alta, o médico pode receitar aspirina ou benuron várias vezes ao dia, para provocar a descida da temperatura. É aconselhável nesta situação beber água e sumos naturais de frutas.

No caso de febre alta, uma esponja embebida em álcool pode proporcionar certos alívios. O médico pode prescrever um antibiótico ou uma sulfamida, consoante a causa da febre. Embora não sinta apetite, o indivíduo que tem febre deve ingerir comidas leves que o ajudem a manter as forças.