Enregelamento

Lesão da pele e dos tecidos subcutâneos provocada pela exposição ao frio. Os ouvidos, o nariz, os dedos dos pés e das mãos são muitas vezes afetados. O processo de arrefecimento é indolor. O tecido fica adormecido e branco e pode gelar sem a pessoa se aperceber disso.

Tratamento: O processo de degelar é doloroso, sendo necessário um trabalho cuidadoso para evitar mais lesões. A pessoa deve permanecer em ambientes com uma temperatura suave, nunca perto de caloríferos ou qualquer aquecedor, ingerir bebidas quentes e caldos, se sentir frio e tomar um  analgésico para aliviar a dor.

Os casos graves de enregelamento podem levar à  gangrena, com a possível amputação do membro. É aconselhável chamar imediatamente o médico para evitar que tal aconteça. Enquanto se espera pelo médico, nunca se deve dar massagens na área gelada com a mão ou com neve. Deve-se tirar suavemente as peças de roupa exterior. Se os dedos dos pés estão gelados, não se deve andar, pois qualquer pressão sobre os tecidos gelados irá provocar lesões.

Prevenção: Quando se sai com temperaturas muito baixas, deve-se tomar precauções contra o enregelamento, sendo aconselhável usar um vestuário adequado, quente e seco, suficientemente largo de modo a permitir uma circulação livre em todas as partes do corpo, incluindo os dedos das mãos e dos pés. Além disso, é contra indicado fumar quando está muito frio, pois o fumo contrai os vasos sanguíneos e aumenta a possibilidade de enregelamento.