Enema (clister)

2 Dez, 2012

Enema (clister) é a introdução de um líquido no recto e cólon. Geralmente, da-se um enema para forçar a saída dos resíduos orgânicos do intestino, mas, por vezes, faz parte de um exame médico ou tem qualquer outro objetivo.

Administração de um enema: Um tipo simples de um preparado para enema pode ser adquirido em qualquer farmácia. Esse preparado contém uma quantidade adequada de soluto para uma aplicação e deita-se fora depois. Para dar um enema, pode também utilizar-se um irrigador munido de um longo tubo de borracha. Enche-se o depósito do irrigador com água morna, juntando uma colher (de chá) de sal por cada meio litro de água.

Deve pôr-se um lubrificador no pipo que fica na extremidade do tubo, sendo preferível que o pipo seja introduzido pela pessoa que toma o enema e que deve estar deitada de lado sobre um resguardo de borracha, com os joelhos fletidos.

O depósito do irrigador deve estar colocado cerca de 45 centímetros acima do pipo. Se a solução correr muito depressa, deve-se apertar o tubo. Quando o depósito estiver vazio, retira-se o pipo. O líquido deve ser retido durante, pelo menos, cinco minutos. Em seguida, a pessoa deve evacuar.

Os enemas infantis devem ser dados com um microclister de ponta macia, a qual deve ser lubrificada. Alguns gramas de água morna são suficientes. Deia-se a criança de costas, levanta-se-lhe as pernas e introduz-se suavemente o pipo. Depois aperta-se lentamente o microclister.