Dor de ouvidos

12 Set, 2012

Dor de ouvidos é uma sensação dolorosa no ouvido, cujas causas mais comuns são as infeções. Qualquer parte do ouvido está sujeita a infeção. No ouvido externo, que inclui o canal auditivo, a infeção pode começar por um furúnculo. Tomar banho em águas polúidas pode provocar o alojamento de fungos no ouvido, que resulta um inchaço acompanhado de dor.

O canal auditivo pode também ser ferido quando se tenta limpar a cera (cerúmen) com um alfinete ou com um objeto semelhante.

No ouvido médio ocorrem numerosas infeções. Uma pessoa que tenha o tímpano perfurado está sujeita a infeções do ouvido médio, que passam através da perfuração e necessitam de cuidados especiais. O doente deve assoar-se cuidadosamente, e uma narina de cada vez, para evitar que o muco suba para a trompa de eustáquio. As infeções do ouvido médio podem também ser transmitidas ao ouvido inteno.

É possivel aliviar temporariamente a dor de ouvidos tomando aspirina várias vezes ao dia. Um saco de água quente sobre o ouvido também pode ajudar a fazer passar a dor. Deve-se consultar o médico logo que haja possibilidade de o fazer. As infeções de ouvidos são normalmente controladas pelos antibóticos (substâncias usadas para combater infeçôes).